“Freud e o Homem dos Ratos”, de Antônio Quinet, tem

Na nova montagem da Cia. Inconsciente em Cena, Quinet volta ao papel de Sigmund Freud, desta vez ao lado do ator Igor O. Coelho, para levar aospalcos o famoso caso de neurose obsessiva “O Homem dos Ratos”.
Sucesso de público em sua temporada de estreia, a peça “Freud e o Homem dos Ratos” chega a Belo Horizonte depois de temporadas de sucesso no Rio de Janeiro e no Freud Museum, em Londres.
O espetáculo tem direção, dramaturgia e atuação de Antonio Quinet, da Cia. Inconsciente em Cena, que está em cena ao lado do ator Igor O. Coelho. A sessão em Belo Horizonte acontece no dia 2 de agosto, às 20 horas, no teatro do Centro Cultural Unimed – Minas.

Sobre a peça

Em 1907, um jovem chamado Ernst Lanzer (Igor O. Coelho), atormentado por seus pensamentos, foi atendido pelo psicanalista Sigmund Freud (Antonio Quinet). As bem-sucedidas sessões de análise deram origem ao célebre estudo clínico “O Homem dos Ratos”, que Freud apresentou no Primeiro Congresso de Psicanálise, em Salzburg, em 1908. A peça transcorre no consultório de Freud, onde o público acompanha as sessões de análise com Ernest Lanzer, um rapaz de 30 anos atordoado e infeliz, que sofre de pensamentos obsessivos ligados a uma tortura com ratos. Muitas dúvidas o afligem, especialmente em relação a com quem deve se casar: a mulher que ama, mas proibida pela família; ou a prima rica que trará fortuna para gerir os negócios familiares. Por outro lado, ele tem uma relação problemática com um pai jogador, libertino e cruel, a quem odeia, teme e, paradoxalmente, ama. Seus sintomas e angústia o tornaram incapacitado para o trabalho e para o relacionamento amoroso.

“É a primeira vez que esse caso de Freud é transformado em espetáculo teatral. É um caso muito interessante e difícil de neurose obsessiva. O que a psicanálise mostra nesse caso é que não se tratam de transtornos isolados, mas um quadro clínico que a psicanálise estuda e trata, é o deciframento do inconsciente”, diz Quinet. “Repleto de cenas oníricas, o espetáculo leva o público para dentro da mente do paciente, revelando memórias da infância, sonhos e o mundo das fantasias. Assim, no espetáculo, a cena da realidade do consultório se transforma no palco da Outra cena do inconsciente. Junto com o espectador, Freud decifra e interpreta os sintomas que tanto angustiavam o jovem Ernst. É uma peça bastante plástica, com imagens do inconsciente, que transforma o caso em uma obra de arte”, adianta Quinet.

Sobre o autor

Com vários livros publicados no Brasil e exterior, Quinet é referência ao unir a arte teatral a temas centrais da psicanálise, sobretudo o inconsciente. O espetáculo faz parte da pesquisa “Teatro e Psicanálise”, desenvolvida por Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Universidade Veiga de Almeida. Em 2024, ele levou ao Freud Museum, em Londres, a peça “Hilda e Freud”, em que mergulhava no onírico mundo da poeta Hilda Doolittle a partir de seus escritos sobre suas sessões de psicanálise com Sigmund Freud. Em junho de 2025, Quinet volta ao Freud Museum para apresentar “Freud e o Homem dos Ratos”.
Antonio Quinet e Cia. Inconsciente em Cena.

Psicanalista com formação na Escola de Lacan, em Paris, doutor em filosofia pela Universidade de Paris VIII, professor universitário, dramaturgo, encenador atuando também como Freud na internacionalmente conhecida peça de teatro Hilda e Freud. Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo lacaniano onde já ocupou diversos cargos internacionais. Tradutor de Lacan no Brasil. Conferencista internacional com vários livros de Psicanálise publicados no Brasil e no exterior. Sua pesquisa sobre psicanálise e teatro tanto teórica quanto cênica é mundialmente reconhecida e inédita. Diretor da Cia. Inconsciente em Cena que tem como objetivo a transmissão da psicanálise através do teatro. Patrono do Freud Museum de Londres, onde dá cursos e encena peças de teatro.

Dramaturgia de Antonio Quinet baseado no texto de Sigmund Freud sobre o caso do Homem dos Ratos.

Direção: Antonio Quinet

Elenco: Antonio Quinet e Igor O. Coelho

Direção musical: Alexandre Marzullo

Direção de movimento: Dani Cavanellas

Cenário: Antonio Quinet

Iluminação: Vilmar Olos

Figurinos: Cia. Inconsciente em Cena

Direção de interpretação vocal: Rose Gonçalves

Assistentes de direção: Patrícia Batitucci e Rafael Telles

Assessoria de imprensa: Sergio Stokler

Produção: Atos e Divãs Produções

Produção executiva: Inacio Neves

Realização: Muito Mais Produções

Apoio: Casa dos Contos e Cantina do Lucas

Espetáculo: “Freud e o homem dos Ratos”

Sábado, 2 de agosto

20 horas

Teatro: Centro Cultural Unimed – Minas

Endereço: Rua da Bahia 2244

Ingressos: R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)

Duração: 70 min.

Classificação indicativa: 16 anos

Vendas on-line pela Sympla

Nas redes sociais: @antonioquinet e @inconscienteemcena

Foto: Leo Silva

Rolar para cima