Campanha de Arrecadação de Livros: Festival da Onça – 2ª Edição arrecada livros para compor Tenda da Cultura

Para incentivar espaço de leitura e troca de livros durante o Festival da Onça, o projeto receberá os livros em bom estado nos 16, 23 e 30 de agosto no Espaço Comum Luiz Estrela; Os livros irão compor o espaço Tenda da Cultura durante a programação do  festival, nos dias 1 a 7 de setembro

O Festival da Onça é uma iniciativa que transforma territórios ao longo do Ribeirão Onça, integrando mutirões de construção de espaços públicos e de lazer com uma rica programação cultural. Em sua segunda edição, de 01 a 07 de setembro de 2025,  o Festival, que acontece no Bairro Novo Aarão Reis, dá continuidade à integração entre arte, cultura e mobilização comunitária. Por meio dessas ações, o Festival busca contribuir ativamente para a implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça na capital mineira. Como parte das atividades, a Tenda da Cultura será um espaço de leitura, vivências, descanso e trocas de saberes, instalado em um espaço revitalizado pelos mutirões. Para isso, pessoas interessadas em contribuir, podem doar livros de Literatura Infantil e Juvenil; Literatura Brasileira e Universal; HQs e Mangás; além de livros Técnicos, Didáticos e de Apoio Escolar. Os títulos devem ser doados aos sábados – 16, 23 e 30 de agosto – entre 10h e 16h no Espaço Comum Luiz Estrela (Rua Manaus, 348 – Bairro Santa Efigênia). Para mais informações, envie um e-mail para lembramutiroes@gmail.com.

A doação fortalece o acesso à leitura, ao descanso e à cultura para que todas as pessoas vivenciem o Festival da Onça. O convite é para que juntos construamos um território de encontros e possibilidades. São bem-vindas doações de obras com linguagem inclusiva e compromisso com a diversidade, ampliando olhares por meio de autores negros, indígenas e periféricos. Livros em mau estado, bem como enciclopédias antigas e apostilas desatualizadas e manuais técnicos ultrapassados devem ser evitados.

Sobre a Tenda da Cultura – o espaço de leitura e convivência contará, além de biblioteca para leitura e troca, uma estrutura sombreada e iluminada com mesas e cadeiras para rodas de conversa, oficinas e contação de histórias. O espaço busca incentivar a leitura no local, bem como a troca de livros com momentos livres para descanso e atividades espontâneas. Haverá também no espaço, materiais informativos sobre o Festival, mutirões, projetos de extensão e coletivos parceiros. 

Sobre o Festival – O Festival da Onça chega a sua segunda edição com ainda mais força. Em 2025, vai transformar uma área que poderia ser ícone de BH, mas atualmente está degradada: o mirante da Cachoeira do Ribeirão Onça –  a maior queda d’água localizada dentro de uma capital brasileira, no bairro Novo Aarão Reis. Nesta etapa do projeto, o festival abre seleção para voluntários que vão se somar a estudantes, moradores e arquitetos para construir um palco, brinquedos, bancos e mesas no local. 

Outros editais abertos

Festival da Onça abre seleção de voluntários para mutirões de transformação de espaços na cachoeira do Novo Aarão Reis Os selecionados irão participar gratuitamente de atividades formativas nas áreas de carpintaria, plantio e técnicas com cordas. O objetivo é transformar o conhecimento em ação: em formato de mutirões, com a contribuição dos voluntários, o festival vai transformar um espaço degradado em um mirante para a maior cachoeira em capitais do Brasil.  Todos que participarem ativamente das atividades receberão certificado com carga horária de 40 horas de participação, além de lanche e ajuda de custo para transporte. Para se inscrever, basta acessar o formulário on-line inscrição para voluntariar – Festival da Onça até 20 de agosto. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: lembramutiroes@gmail.com.

O mirante da cachoeira 

O Festival da Onça foi criado por meio de um projeto de extensão da Escola de Arquitetura da UFMG. O projeto é realizado em parceria com a comunidade e com movimentos que têm um longo histórico de luta na região na busca por qualidade de vida, pela valorização do rio e do meio ambiente, como o Conselho Comunitário Unidos Pelo Ribeiro de Abreu (Comupra) e o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa.

A área onde será realizada o festival fica localizada às margens da cachoeira do Ribeirão Onça, e, por estar desocupada, estava cheia de entulhos e sendo usada como bota fora. Em 2024, na primeira edição do Festival da Onça, o local recebeu as primeiras intervenções e ganhou um mirante e um escorregador.  Com data confirmada para acontecer entre os dias 1º e 7 de setembro, o Festival da Onça reafirma o compromisso de contribuir ativamente para a implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão Onça. O objetivo é dar continuidade à integração entre arte, cultura e ações coletivas no território do Onça. 

O Festival da Onça – 2ª Edição é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

SERVIÇO

Ação: DOE LIVROS – Colabore com a Tenda da Cultura do Festival da Onça

Data: nos sábados – 16, 23 e 30 de agosto

Ponto de coleta: Rua Manaus, 348 – Bairro Santa Efigênia
Horário: 10h às 14h

Em caso de dúvidas: lembramutiroes@gmail.com 

Chamada pública para seleção de voluntários do Festival da Onça 2025

Inscrições até  20 de agosto de 2025

As inscrições gratuitas através do link: inscrição para voluntariar – Festival da Onça.

Em caso de dúvidas: lembramutiroes@gmail.com

Foto: Tamas Bodolay

Rolar para cima